Espaço para debate aberto


Espaço para debate aberto: pensar a universidade


            A organização do II Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Literatura da UFSC convida especialmente todos os alunos e professores vinculados ao Programa para a sessão: “Espaço para debate aberto: pensar a universidade”, quarta-feira, dia 29, às 19 horas, no auditório Henrique Fontes, bloco B do CCE.
            Este é um espaço dedicado a refletir sobre as condições da universidade tendo como contexto os impasses que configuram a atual crise dessa instituição. O condicionamento da área de Letras – que a exemplo das demais disciplinas humanas sofre pressão do mercado e toma para si parâmetros valorativos de outras áreas (é o que vemos na lógica quantitativa do currículo Lattes) – coloca em questão o sentido de nossas pesquisas. Por isso o propósito deste encontro é discutir as políticas universitárias, o futuro da universidade, seu lugar na sociedade e o que significa, nesse contexto, pesquisar literatura.
            A mobilização de professores e estudantes no sentido de escapar ao padrão meramente acumulativo (que alimenta uma formação instrumental, numa sorte de continuação da máquina de produção que já é o ensino médio) é, sem dúvida, de extrema relevância no momento em que universidades públicas federais paralisam suas atividades tendo na pauta de reivindicações, ainda que de modo equívoco, a reformulação da carreira docente. A atuação conjunta do professorado e dos estudantes, por outro lado, só pode ocorrer com a discussão e a reverberação do espírito crítico que este espaço, entre outras coisas, possibilita vivenciar. E é exatamente este espírito crítico que devolve sentido a nossa atuação.

Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário